sábado, 28 de novembro de 2009
Segunda-feira é marcada por Ação Cívico Social
A Primeira Dama de Rio Grande recebeu a doação do Vice-Almirante Arthur Pires Ramos, após o evento, esse deu uma entrevista onde falou sobre a operação, e sobre a importância das Ações Cívicas Sociais (ACISO).
Durante o evento a equipe se dividiu em dois grupos, um seguiu na cobertura com o Vice-Almirante, e outro voltou para o 5º Distrito com o Sargento Filgueira, onde recebeu informações sobre o incêndio no navio de bandeira turca e sobre o resgate realizado pelo Salvamar, que utilizou duas fragatas que participavam da operação e mais um navio patrulha.
Após o almoço a equipe recebeu mais algumas informações sobre o andamento do resgate e depois realizou uma visita a Corsan, o último ponto estratégico guarnecido que ainda não conhecido pelo grupo.
Em uma rápida conversa com o Tenente Vinícius, oficial responsável pela guarda no local, esse falou sobre a necessidade de proteger a rede de abastecimento de água durante um conflito, e como um ataque inimigo poderia comprometer toda uma operação.
Após concluir as atividades de rua, o time de comunicação voltou para a sala de redação onde escreveu os releases, editou vídeos, entregou o material produzido para a Tenente Cátia e combinou as atividades do próximo dia.
domingo, 22 de novembro de 2009
Visita do General De Nardi é o ponto alto das atividades de sábado
Um grupo formado por fotógrafo, cinegrafista, repórter de TV e redatora, acompanhou a vistoria do General e de sua equipe, conversou com os assessores de imprensa que acompanham a operação em Porto Alegre.
A equipe recebeu os cumprimentos do General pelo trabalho realizado pela equipe e frisou a importância da comunicação na simulação de guerra.
Durante a visita, o grupo percorreu os mesmos pontos visitados com o Vice-Almirante Pires, recebeu informações mais detalhadas sobre a importância, e a função, de cada ponto guarnecido.
Um dos pontos altos para a equipe foi o acompanhamento de um exercício simulado realizado na Bateria de Artilharia, onde um suposto inimigo tentava invadir por água a região e foi detido pelo Grupo de Artilharia de Campanha do Exército.
Após o almoço o grupo se dividiu em dois para coletar mais detalhes e algumas cenas das áreas estratégicas da operação, ao retornar, os cinegrafistas editaram o material produzido e a equipe encerrou suas atividades.
Mais uma vez, repórteres e fotógrafos superaram-se e enfrentaram chuva, frio e lama para realizar o seu trabalho, assim segue a operação, situações simuladas, mas dificuldades reais.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Quinta-feira de muitas atividades
Nesta quinta-feira, 19, os estudantes da UCPel tiveram a chance de presenciar uma bonita cerimônia. A tradicional troca da bandeira, que acontece todo ano, no dia 19 de Novembro, foi afetada pela chuva. Não foi possível haver a cremação da bandeira antiga, e a série de tiros, dois procedimentos imprescindíveis em dias de céu-de-brigadeiro. Falta, essa, suprida pela Banda Musical da Marinha. Os vinte e um “músicos navais”, com instrumentos variando desde saxofones até surdos, se igualaram na interpretação do hino da bandeira. Durante a cerimônia, os estudantes aproveitaram para realizar entrevistas com os oficiais da Marinha e alguns, mais corajosos, se aventuraram a fotografar a troca da bandeira, mesmo com a forte chuva.
Logo após a cerimônia de troca de bandeira, redatores, fotógrafos e cinegrafistas se deliciaram com o almoço servido pela Marinha. “Churrasco”, arroz e feijão bem temperados, além de um mousse de maracujá divino, segundo aqueles que o experimentaram. Bem alimentados, os estudantes foram divididos em dois grupos. Enquanto alguns cobriram a chegada do Almirante e a vistoria deles aos pontos de ação da operação, outros foram ao Porto Termasa. Ao chegar lá, aprenderam a subdivisão entre os pontos do lugar em vitais, essenciais e secundários, assim em ordem de importância. Após, percorreram as instalações do local e avistaram alguns dos mais de trezentos militares envolvidos na proteção do território, seja em botes, lanchas ou em terra.
É claro que a chuva tirou parte da beleza da ida a Rio Grande dos estudantes de Comunicação da UCPel; a cerimônia de troca da bandeira perdeu parte do brilho e alguns estagiários se frustraram pela não possibilidade de vôo, mas nem por isso se abateram e pararam de trabalhar. A redação, onde estou agora, está funcionando a mil, sem ninguém querer ir embora. Essa é a alma do jornalismo: Trabalho, dedicação e um pouquinho de chuva pra refrescar.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Equipe
Integrantes:
Equipe A:
Diogo Soares Sallaberry - Fotografia
Shester Cardoso Damaceno - Fotografia
Helen Albernáz - Redação
Renan Turra Silva - Cinegrafista
Rafael Xavier Machado - Reportagem de TV
Gabriel Vieira Barenho - Jornalismo na Web
João Terra Barbier - Jornalismo na Web
Equipe B:
Marcel Campos de Avila - Fotografia
Talita da Silva Silveira - Fotografia
Gabriel Souza Xavier - Redação
Roberto Zambonato - Redação
Felipe Souza Freitas - Cinegrafista
Gicelda Coimbra Quintana - Reportagem de TV
Mateus Kerr de Barros - Reportagem de TV
Taiane Volcan - Jornalismo na Web
Equipe C:
Nathalia de Pinho Pereira - Fotografia
Solano Ferreira - Fotografia
Ana Paula Borges Telo - Redação
Raquel de Ávila Santos - Redação
Roberto Arrué Witter - Cinegrafista
Flávia Peres da Silva - Reportagem de TV
Leon Bolivar Sacco Sanguiné - Jornalismo na Web
Coordenadores:
Jairo Sanguiné Junior - Professor Diretor Comunicação
Carlos Leonardo Coelho Recuero - Professor Coordenador Jornalismo
Paulo Eugene Carvalho de Azambuja - Repórter Fotográfico | Funcionário UCPel